No sábado, dia 31/08, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem VISÕES DE BRECHT (2010), documentário que fecha as discussões sobre cinema e a obra políticia e filosófica de Bertolt Brecht.
Produzido pela Universidade de São Paulo (USP), o filme registra o depoimento de três especialistas na obra brechtiana abordando temas específicos: a professora Iná Camargo Costa apresenta a militância política e o teatro épico na República de Weimar; Marcos Soares fala sobre a influência e a participação do pensador na indústria cinematográfica alemã; e “a obra de Brecht no Brasil” é o tema tratado por Maria Silvia Betti.
Eugen Berthold Friedrich Brecht foi um destacado dramaturgo, poeta e filosófo alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido. Ao final dos anos 1920, Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar e desenvolvendo o “teatro épico”. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.
Brecht é considerado um dos escritores fundamentais do século XX: revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação; mudou a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de conscientização e politização. Algumas de suas principais obras são: “Um Homem é um Homem” (em que cresce a ideia do homem como um ser transformável), “Mãe Coragem e seus Filhos”, “A Vida de Galileu” (uma reflexão sobre o conhecimento e a opressão do estado), “Santa Joana dos Matadouros”, “A Ópera dos Três Vinténs” (sátira musical sobre o “crime organizado”) e “O senhor Puntila e seu criado Matti”.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL
07/09 – “Potiche – A Esposa Troféu” (França, 2010), dir: François Ozon.
14/09 – “Tetro” (EUA/Espanha/Itália, 2009), dir: Francis Ford Coppola.
21/09 – “Ouro Negro” (Brasil, 2008), dir: Isa Albuquerque.
28/09 – “Dois Irmãos” (Argentina, 2009), dir: Daniel Burman.
Comments