Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

YELLOW SUBMARINE – 15/08 – 19h

No sábado (15/08), o Cinema Comentado Cineclube exibe YELLOW SUBMARINE – SUBMARINO AMARELO (1968). Dirigido por George Dunning é um desenho animado baseado em várias canções do grupo de rock inglês The Beatles e conta a história de Pepperland: um paraíso que fica a 80 mil léguas no fundo do mar – uma terra quase sem inverno, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas e onde ninguém sente-se só, pois a Banda do Sargento Pepper está sempre tocando. Até que um dia o líder dos Maldosos Azuis, que detestava todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, deixando-o sem cor e sem som. Mas, navegando em um submarino amarelo (e depois de várias aventuras pelo mar do Tempo, pelo mar dos Monstros e o mar dos Buracos), os Beatles chegam para trazer a paz e a alegria de volta a Pepperland.

Os homenzinhos azuis que invadem o feliz reino de Pepperland – ou Pilantrália, como perpetuou em sua tradução brasileira o jornalista Nelson Motta – odeiam música. Mas, no decorrer do filme, serão vencidos pelo ritmo envolvente dos Beatles. SUBMARINO AMARELO e sua estética psicodélica influenciaram barbaramente cartunistas, artistas gráficos e animadores desde então. A estréia foi em 17 de julho de 1968, no London Palladium em Londres.


Jackie Spencer, uma das organizadoras da jornada Yellow Submarine Day, em Liverpool, afirma:“Tudo que diz respeito aos Beatles tem seu lugar na história, mas SUBMARINO AMARELO foi um filme maravilhoso com um backdrop de canções clássicas. Os aspectos psicodélicos dizem muito sobre o tempo em que o filme foi feito, mas, para muitos adultos atualmente, a produção é a primeira introdução aos Beatles”.

O grande artífice de SUBMARINO AMARELO foi o produtor Al Brodax, que lutou contra a indiferença e as condições adversas para realizar seu sonho. Brodax realizou o filme com base em uma história original de Lee Minoff, segundo a canção de Lennon e McCartney. Os desenhos são de Heinz Edelman. No Brasil, o libreto do filme foi adaptado por Nelson Motta. Ele barbarizou no vocabulário de hippie antenado, cheio de gírias “modernas” em sua versão. Chamou o submarino simplesmente de “sub”. Classificação etária do programa: 10 anosDuração: 90 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte. 

PRÓXIMAS ATRAÇÕES

22/08 – Programação especial das Festas de Agosto.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp