Produção mineira, “Suçuarana” estreia no Circuito Embaúba
- Cinema Comentado Cineclube
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Prosseguindo em sua parceria com o Circuito Embaúba, o Cinema Comentado Cineclube promove nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, às 19h, a exibição de “Suçuarana”, longa-metragem levemente baseado no romance “A Fera na Selva”, do estadunidense Henry James (1843-1916), um dos grandes nomes do realismo na literatura do século 19.

Abordando temas como pertencimento e preservação ambiental, o longa acompanha a jornada da solitária Dora pelas paisagens devastadas do estado de Minas Gerais. Enquanto a protagonista busca insistentemente por um pedaço da sua história, o filme convida o espectador a refletir sobre a necessidade de encontrar novas formas de viver que considerem o coletivo.
Os diretores Clarissa Campolina e Sérgio Borges explicam que “Suçuarana” é um filme de estrada, que mistura elementos da realidade brasileira com situações e personagens do realismo fantástico. A dupla optou por manter a história e o estilo original, para preservar a sensação de mistério lançada pelo livro de Henry James. Campolina é diretora, roteirista, editora, produtora e professora; seu longa de estreia, “Girimunho” (2011), já exibido em Montes Claros, foi premiado no Festival de Veneza. E Borges é diretor, roteirista e produtor, com filmes premiados em diversos países.
De acordo com o presidente do Cinema Comentado Cineclube, o jornalista Elpídio Rocha, a exibição de “Suçuarana” atesta a qualidade do cinema mineiro contemporâneo. Para ele, o filme aborda “uma história de força feminina num cenário de resistência, diante da precarização do trabalho e da devastação ambiental”.
"Suçuarana" entra em cartaz nas salas de cinema das seguintes cidades brasileiras: Belo

Horizonte, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. E, em Montes Claros, tem exibição exclusiva no Cinema Comentado Cineclube e CineMuseu - por meio do Circuito Embaúba. A sessão gratuita acontece às 19h, na Rua Coronel Celestino 75, Centro, no Corredor Cultural. A classificação indicativa é de 12 anos.
A exibição tem o apoio da Embaúba Filmes e parceria do Museu Regional do Norte de Minas, da Fulô Comunicação e Cultura e do Cineclube CineMaracas. O Circuito Embaúba leva lançamentos e filmes recentes para além do circuito comercial, com o objetivo de fazer com que mais fproduções nacionais alcancem o público através de cineclubes, escolas, universidades, salas independentes e cidades que estejam fora do circuito comercial tradicional.
Comentários