top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

3ª Mostra de Cinema de Montes Claros será realizada em abril

Entre os dias 19 e 22 deste mês, Montes Claros será palco da 3ª edição da Mostra de Cinema promovida pelo Cinema Comentado Cineclube e com incentivo do Sismic (Sistema Municipal de Incentivo à Cultura), por meio da Secretaria de Cultura do município.

O sertão norte-mineiro consome e produz cinema de notória qualidade artística, e o Cineclube procura, através da 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros, despertar novos olhares para a produção cinematográfica no território regional. Esta edição do evento traz a Montes Claros não só a experiência democrática de exibição gratuita e compartilhada, como a oportunidade de dar destaque ao cinema realizado por uma conterrânea, a produtora Vania Catani, fundadora da Bananeira Filmes.

Neste ano, a Mostra de Cinema traz o slogan “Do Sertão Para o Mundo”, que ressalta a importância de Vania para a Retomada do Cinema Brasileiro. Catani se consagrou no cenário independente, e é uma das produtoras brasileiras mais prestigiadas dentro e fora do país. Somadas, suas produções já foram exibidas em 403 festivais, em 48 países, e receberam mais de 188 prêmios.

Programação

Além da exibição de nove títulos da Bananeira Filmes, a 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros terá a presença dos cineastas Anita Rocha da Silveira, diretora do filme “Mate-me Por Favor”, e Rodrigo de Oliveira, diretor do documentário “Todos os Paulos do Mundo” – dois dos mais recentes trabalhos da produtora. O público terá a oportunidade de participar de masterclass e bate-papos com os diretores e com a própria Vania Catani.

Outro destaque na programação da Mostra é o minicurso “Cinema e Educação: reflexões, estratégias e recursos educacionais”, que será ministrado pelos professores Heiberle Hirsgberg Horácio (Unimontes), Cristiane Vilhena Lima e Moisés Coppe (UFJF), todos envolvidos com projetos que envolvem cinema e escola. Toda a programação é gratuita e acontece na Praça da Matriz e no Centro Cultural Hermes de Paula.

Incentivo

Em seis anos desde que realizou a primeira edição do evento, em 2012, o Cinema Comentado Cineclube produziu apenas uma segunda versão, em 2013, devido à dificuldade de se conseguir recursos que financiassem o projeto.  Neste ano, a instituição tem a oportunidade de apresentar sua 3ª Mostra de Cinema, graças ao 1º Edital do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura (Sismic). O projeto foi um dos escolhidos, entre as 200 propostas recebidas pela Secretaria Municipal de Cultura, que implementou essa política de incetivo em 2017. O evento também conta com o importante apoio do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) e Pró-Reitoria de Extensão, ambos da Unimontes, além da PRO-ART – produtora audiovisual.

As inscrições para debates e minicursos poderão ser feitas no site do Cinema Comentado Cineclube – www.cineclube.com – onde também se encontra a programação completa do evento. Os interessados também podem acompanhar as novidades do evento pela página da Mostra de Cinema de Montes Claros, no facebook e instagram (@cinemacomentadocineclube).

CONVIDADOS

Vania Catani iniciou sua carreira no final da década de 80 com o vídeo independente ao lado de uma nova geração de realizadores que surgiu em Belo Horizonte. A partir da segunda metade da década de 90, com a Retomada do Cinema Brasileiro, voltou-se para a produção cinematográfica, sempre mantendo um interesse particular pelo mercado independente. Em 2000, já instalada no Rio de Janeiro, fundou a BANANEIRA FILMES, produtora independente que desenvolve, produz e lança projetos ousados e de grande qualidade artística. Reconhecidos no Brasil e internacionalmente, os filmes produzidos pela Bananeira já foram exibidos em cerca de 390 festivais em 48 países e receberam até o momento mais de 180 prêmios.

Anita Rocha da Silveira é formada em Cinema pela PUC-Rio. Desempenhou as funções de roteirista, editora e diretora em três curtas-metragens: O Vampiro do Meio-Dia (2008), Handebol (2010, prêmio FIPRESCI no Int. Short Film Festival Oberhausen) e Os Mortos-Vivos (2012, Quinzena dos Realizadores de Cannes). Mate-me Por Favor (2015) é seu primeiro longa-metragem. Produzido pela Bananeira Filmes, estreou na Mostra Orizzonti do Festival de Cinema de Veneza e foi parte da seleção de vários festivais no Brasil e no exterior, como o Festival do Rio (Melhor Atriz e Melhor Direção), Panorama Coisa de Cinema (Melhor Filme), Festival Int. de Cine de Cali (Melhor Filme), New Directors/New Films, Bafici, Indie Lisboa, SXSW, Filmfest Munchen, Cartagena IFF, AFI Fest, Cinélatino, Gotebörg FF, entre outros. Atualmente, Anita desenvolve o roteiro do seu segundo longa-metragem, Medusa, também em parceria com a Bananeira Filmes.

Rodrigo de Oliveira é cineasta, roteirista e montador brasileiro, nascido em Volta Redonda/Rio de Janeiro em 1985, e radicado no Espírito Santo desde 2001. Estudou cinema na Universidade Federal Fluminense. Em 2011, Rodrigo lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, “As Horas Vulgares”. Em 2013, foi roteirista de “Exilados do Vulcão”, de Paula Gaitán, vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília. Em 2015 lançou seu segundo longa-metragem de ficção, “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”. “Eclipse Solar”, seu primeiro curta-metragem, foi lançado em 2016 na Mostra de Cinema de Tiradentes e venceu o Prêmio Aquisição do Canal Brasil. “Ano Passado Eu Morri”, seu segundo curta-metragem, estreou no Festival de Brasília em 2017. “Todos os Paulos do Mundo” é seu terceiro longa-metragem, lançado em 2017 no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vania Catani é homenageada em Montes Claros

A produtora Vania Catani, fundadora da Bananeira Filmes, foi homenageada ontem (19/04), durante a abertura da 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros. O Evento é uma realização do Cinema Comentado Cinecl

bottom of page