top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Mostra de Cinema desperta olhares para a produção cinematográfica brasileira

Montes Claros foi palco, entre os dias 19 e 22 deste mês, da 3ª Mostra de Cinema. O evento, com o tema “do Sertão para o Mundo”, homenageou a produtora Vania Catani. Natural de Montes Claros, Catani é fundadora da Bananeira Filmes, uma das mais prestigiadas produtoras de cinema no Brasil, que desenvolve, produz e lança projetos ousados e de grande qualidade artística. Somadas, suas produções já foram exibidas em 403 festivais em 48 países e receberam mais de 188 prêmios.

Ao todo foram nove títulos exibidos durante a Mostra de Cinema. Entre eles estão dois sucessos do ator e diretor Selton Mello, “O Palhaço” (2011) e “O Filme da Minha Vida” (2017), que foram escolhidos para abrir e encerrar o evento. O público também pôde assistir ao longa “Todos os Paulos do Mundo” (2017), cujo diretor, Rodrigo de Oliveira, esteve na cidade para conversar com os interessados na sétima arte.

Mais uma presença especial foi a da diretora de “Mate-me por favor” (2015), Anita Rocha da Silveira. Além disso, uma parte do público também participou de um minicurso sobre Cinema e Educação, ministrado pelos professores Heiberle Hisberg e Cristiane Vilhena. Essa programação alternativa foi realizada graças ao apoio do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual – CCRAV, que viabilizou a presença dos convidados.

Quem prestigiou o evento também acompanhou quatro shows musicais, que aconteceram após as exibições. Amanda Souza, A Outra Banda da Lua, Tiritrio e Banda Fvro foram os responsáveis por animar o final das quatro noites de evento. A estrutura montada na famosa Praça da Matriz foi responsabilidade da Pro-Arte Produtora de Audiovisual, e surpreendeu o público – incluindo a homenageada Vania Catani, que elogiou a qualidade de projeção e áudio das exibições externas – fator mais do que importante para uma boa experiência com o cinema ao ar livre.


Incentivo à Cultura

A 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros foi realizada por meio do incentivo recebido no primeiro edital do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura (Sismic) lançado pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria Municipal de Cultura. O Sismic foi instituído pela Lei 3.830 de 26 de novembro de 2007 e é composto pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. O objetivo do Sistema é apoiar, incentivar e valorizar as manifestações artístico-culturais da cidade, universalizando o acesso a esses bens.

“O Sismic foi fundamental para a realização dessa Mostra. É muito importante que ele seja mantido e se fortaleça, para poder incentivar cada vez mais a produção cultural do município, em suas variadas manifestações. Além disso, o investimento da administração pública municipal acaba abrindo portas para que outros apoiadores acreditem e invistam na arte e na cultura, que são algo tão vital para o ser humano”, afirma a produtora do evento, Andrea Martins.

A Mostra de Cinema de Montes Claros é uma realização do Cinema Comentado Cineclube. Fundado em 2003, nasceu do desejo de criar uma identidade entre o Cinema e a sociedade. Para o cineclubista Elpidio Rocha, as mostras de Cinema são fundamentais para consolidar a ideia. “A Mostra tem um papel fundamental ao permitir o contato dos espectadores com o Cinema Brasileiro. São filmes que não chegam às salas dos cinemas e, quando chegam, não conseguem resistir na programação devido à concorrência com filmes estrangeiros, principalmente dos EUA”, analisa. “O público pode conhecer alternativas para uma exibição dominada por produtos que não trazem a realidade e a riqueza cultural do nosso país”, afirma. Para ele, o evento reforça o compromisso do Cinema Comentado com a cinematografia brasileira. “Compromisso necessário e contínuo”, finaliza.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vania Catani é homenageada em Montes Claros

A produtora Vania Catani, fundadora da Bananeira Filmes, foi homenageada ontem (19/04), durante a abertura da 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros. O Evento é uma realização do Cinema Comentado Cinecl

Inscrições abertas: Minicurso Cinema e Educação

Estão abertas as inscrições para o Minicurso Cinema e Educação: reflexões, estratégias e recursos educacionais, que será realizado dentro da programação da 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros no dia

bottom of page