top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Bate-papo da semana encerra mostra do cinema russo


Finalizando a pequena mostra sobre o cinema russo, o Cinema Comentado Cineclube promove, no próximo sábado, 07 de agosto, bate-papo sobre o longa UMA MULHER ALTA. Inspirado no livro “A guerra não tem rosto de mulher”, da vencedora do Nobel de Literatura Svetlana Aleksiévitch, o longa conta a história de duas jovens mulheres, Iya e Masha, que se reencontram em Leningrado (atual São Petersburgo) em 1945, depois que o cerco de três anos é levantado. No entanto, a Segunda Guerra Mundial devastou a cidade, demolindo edifícios e deixando seus cidadãos dilacerados, física e mentalmente. É nesse contexto que as duas mulheres buscam sentido e esperança na luta para reconstruir suas vidas entre as ruínas.


Diferente dos filmes anteriores - "A ascensão (1977, Larisa Shepitko) e "O homem do Boulevard des Capucines (1987, Allan Surikova), UMA MULHER ALTA é dirigido por um homem, Kantemir Balagov, mas apresenta o protagonismo feminino, e rendeu ao diretor o prêmio FIPRESCI, além do título de Melhor Diretor na mostra Um Certo Olhar, em Cannes, em 2019. As duas protagonistas, Viktoria Mirochnitchenko e Vassilisa Pereliguina, também foram premiadas como melhores atrizes no Festival de Torino. O filme fica disponível no Sesc Digital até o dia 21 deste mês.


O bate-papo será transmitido pelo canal do Cinema Comentado no Youtube, às 17h30. Este será o último encontro antes da 4ª Mostra de Cinema de Montes Claros, que será realizada no final de semana seguinte, nos dias 13, 14 e 15. Após a pausa, o Cineclube retorna com uma nova programação, sempre com títulos que estão disponíveis gratuitamente em mostras, festivais ou streamings brasileiros.


22 visualizações0 comentário
bottom of page