Cine na Estrada encerra itinerância em Montes Claros
- Cinema Comentado Cineclube
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Termina nos dias 27 e 28 de março em Montes Claros a mostra itinerante Cine na Estrada – 21 anos do Cinema Comentado Cineclube. A itinerância percorreu as cidades de Bocaiúva, Capitão Enéas e Glaucilândia, com sessões realizadas nas praças e com acesso gratuito. A ideia era exibir filmes de diretores mineiros, descentralizando e democratizando o acesso a produções cinematográficas, principalmente em cidades sem salas de cinema.
Em Bocaiúva, por exemplo, o único cinema da cidade foi desativado durante a década de 1980. E para o secretário municipal de Cultura e Turismo da cidade, Leonardo Silva, o Léo Batera, receber o projeto Cine na Estrada foi um momento importante para crianças, jovens e adultos, que lotaram a Praça dos Coqueiros, onde os filmes foram exibidos. “Foi muito enriquecedora essa parceria, encher uma praça num fim de tarde de uma terça-feira, para exibição de filmes que tratam da nossa realidade, e todos ficaram até o final”, lembra o secretário municipal de Cultura.
Raiana Dias atuou como uma das tradutoras em Libras na cidade de Capitão Enéas neste sábado, dia 15 de março. Segundo Raiana, “oportunizar o acesso à arte e à cultura às pessoas independente de suas especificidades é gratificante. A lista de filmes apresentados prendeu a atenção de todos os presentes, pois trouxe um resgate dos costumes de nossos antepassados, por vezes esquecidos devido à modernidade”, avalia a tradutora.
Para o presidente do Cinema Comentado Cineclube, o jornalista Elpídio Rocha, que acompanhou toda a mostra, "a itinerância do Cine na Estrada confirma o interesse do público por produções brasileiras e mineiras: as sessões nas praças atraíram um público representativo com crianças, adultos e jovens; pais e mães, avós e avôs curtindo a qualidade e o encantamento dos filmes exibidos. Os resultados foram muito positivos e mostraram que exibindo bons filmes, o público comparece, gosta e fica satisfeito com o nosso Cinema", diz ele.
A mostra itinerante Cine na Estrada – 21 anos do Cinema Comentado Cineclube termina em Montes Claros, nos dias 27 e 28 de março, com sessões na Unimontes, a partir das 19:30horas.

Programação:
27/03 (quinta-feira) -
19:30 - Sessão de Curtas
“Rapsódia para o Homem Negro” (2015/24min)
Direção: Gabriel Martins
Classificação: 14 anos
“A Luz: O Som do Sertão” (2021/11min)
Direção: Gleydson Mota
Classificação: Livre
“Fi de Quem?” (2021/04min)
Direção: Karla Vaniely
Classificação: Livre
“Kasa Branca” (2024/1hora e 30min)
Direção: Luciano Vidigal
Classificação: 16 anos
28/03 (sexta-feira) -
19:30 horas - Sessão de Curtas
“Quinze” (2014/26min)
Direção: Maurilio Martins
Classificação: 16 anos
“Cinema Marginal” (2006/12min)
Direção: Cavi Borges
Classificação: 12 anos
“Malu” (2024/1hora e 40min)
Direção: Pedro Freire
Classificação: 16 anos
A Mostra Cine na Estrada – 21 anos do Cinema Comentado, está sendo realizada através da Lei Paulo Gustavo Estadual, com apoio das prefeituras dos municípios de Bocaiúva, Capitão Enéas e Glaucilândia. A realização é do Cinema Comentado Cineclube e Fulô Comunicação e Cultura, com parcerias da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, Unimontes e PRO ARTE Produtora Audiovisual. Toda a programação é gratuita.







Comentários