top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Cineclube e Mães pela Diversidade celebram Orgulho LGBTQI+

No mês do Orgulho LGBTQI+, o Cinema Comentado Cineclube e o coletivo Mães pela Diversidade promovem uma sessão especial do filme Stonewall – Onde o Orgulho Começou (2015). Com produção e direção de Roland Emmerich, o filme conta a história da rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia de Nova York. O longa será exibido no dia 29 de junho, às 19h, na Sala de Audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula.

De acordo com a coordenadora do Mães pela Diversidade em Montes Claros, Simone Rosiane Corrêa Araújo, a escolha da exibião do filme como uma das ações para o mês de junho tem um valor simbólico, pois conta a história do levante ocorrido no fim dos anos 1960. “O fato deu origem ao dia Dia do Orgulho LGBT, atualmente celebrado em várias partes do mundo nas paradas promovidas pela população LGBT”, explica.

Sobre o Mães pela Diversidade

Simone conta que a preocupação e a união de mães de LGBTs resultou no coletivo Mães pela Diversidade, grupo onde, juntas, aprenderam a lutar contra o avanço da homotransfobia e pelos direitos civis de seus filhos e de toda a população LGBT. “As ações vão desde acolhimento e apoio mútuos, que acontecem em encontros, rodas de conversas e reuniões entre as famílias, passando também por manifestações de militância e conscientização da população”, revela. “As Mães pela Diversidade entendem que levar aos vários espaços e públicos o conhecimento sobre essa a história de luta pode ser um dos caminhos que levarão à sonhada extinção dos preconceitos e violências”, finaliza.

A sessão de Stonewall será realizada no dia 29 de junho, sábado, às 19h. Logo após a exibição, as Mães pela Diversidade promoverão uma roda de conversa sobre o mês do Orgulho LGBT. As sessões do Cinema Comentado Cineclube são realizadas na Sala de Audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula, são gratuitas e abertas ao público.

3 visualizações0 comentário
bottom of page