top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Cinema em casa: documentário “Peões” é tema de bate-papo no sábado

Atualizado: 7 de jul. de 2021


No próximo sábado, 26 de junho, o Cinema Comentado Cineclube promove bate-papo sobre o documentário PEÕES (2004). Dirigido por Eduardo Coutinho, o filme está disponível na mostra Cinema em Casa, realizada pelo Sesc São Paulo com curadoria do Cine Sesc, na plataforma do Sesc Digital.


Além de PEÕES, também estão em cartaz outras duas obras do documentarista (Santo Forte, de 1999, e Jogo de Cena, de 2007), além de “Eduardo Coutinho, 7 de Outubro”, um filme com uma das últimas entrevistas do diretor, que morreu em 2014. Coutinho está entre os principais nomes do cinema nacional.


PEÕES conta a história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Lula e dos rumos do país.


O bate-papo será transmitido pelo canal do Cinema Comentado Cineclube no YouTube, às 17h30, e é aberto a todo o público interessado. O Filme pode ser conferido pelo link: https://tinyurl.com/peoes até o dia 18 de julho deste ano.


3 visualizações0 comentário
bottom of page