top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Cinema venezuelano em cartaz neste sábado (17)


Neste sábado, 17 de março, o Cinema Comentado Cineclube exibe CARTÕES POSTAIS DE LENINGRADO, dirigido por Mariana Rondón. Lançado em 2007 e considerado uma das maiores produções da Venezuela, o longa está ambientado no conflito armado entre os guerrilheiros das Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN) contra o exército venezuelano na década de 60, a partir da ótica de duas crianças.

Este é o segundo título selecionado para a Mostra “Mulheres no cinema latino-americano”, que dedica-se a compor um pequeno panorama de filmes dirigidos por mulheres consideradas fundamentais para o cinema contemporâneo. Com ela, o cineclube inaugura uma série de pequenas mostras a serem realizadas durante todo ano de 2018, a fim de construir, filme a filme, pequenos horizontes críticos.

Em CARTÕES POSTAIS DE LENINGRADO, uma jovem guerrilheira da FALN deve dar à luz na clandestinidade. Mas sua filha é a primeira a nascer no Dia das Mães e sua imagem aparece em todos os jornais venezuelanos daquele dia. A partir deste momento, ambas serão obrigadas a fugir. A menina, narradora do filme junto com seu primo Teo, reinventa a realidade ao seu redor, criando uma série de jogos, histórias e fantasias em que eles aparecem como super-heróis e guerrilheiros. No entanto, estes jogos não podem esconder as torturas, mortes e desaparecimentos que aconteceram no país naquele momento.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube são realizadas na sala de audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. A entrada é franca e, após as exibições, acontece um breve bate-papo entre os participantes.

Serviço: Cartões Postais de Leningrado (2007), Mariana Rondón. 85m. Classificação: 18 anos.

1 visualização0 comentário
bottom of page