top of page
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

CineMuseu apresenta a reinvenção do faroeste com o filme “Por Um Punhado De Dólares”

  • Foto do escritor: Cinema Comentado Cineclube
    Cinema Comentado Cineclube
  • 27 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Em maio, dia 28/05, quarta-feira, às 19h, o CineMuseu exibe o clássico “Por um Punhado de Dólares” (1964), dirigido por Sergio Leone. Na trama, um misterioso pistoleiro chega a San Miguel, cidade dominada por duas famílias rivais - os Rojos e os Baxters -, que vivem em constante conflito pelo controle local. Visando lucro pessoal, o forasteiro estimula a disputa numa tensão crescente de traições, duelos e moral ambígua. O filme marcou o início da famosa Trilogia dos Dólares e redefiniu o estilo dos faroestes com sua estética inovadora e trilha sonora marcante de Ennio Morricone.


Subgênero do faroeste clássico estadunidense, o “western spaghetti” surgiu nos anos 1960 e foi produzido principalmente por cineastas italianos, com locações na Espanha e Itália. Caracteriza-se por uma abordagem mais estilizada, violenta e cínica do Velho Oeste; os protagonistas são anti-heróis solitários; as narrativas exploram vingança, corrupção e moral questionável. E as trilhas sonoras merecem destaque: os compositores abandonaram a estrutura tradicional incorporando assovios, vozes, estalos de chicote e instrumentos incomuns em temas curtos e repetitivos que serviam de assinatura para heróis e vilões.


Para o crítico Octavio Caruso, do blog Devo Tudo ao Cinema, “utilizando ‘Yojimbo’, de Akira Kurosawa, como inspiração máxima, com baixíssimo orçamento, e apropriando-se com segurança e extrema personalidade do tradicional gênero faroeste norte-americano, o italiano Sergio Leone, com o auxílio sensorial primoroso do compositor Ennio Morricone e a presença imponente de Clint Eastwood, simplesmente carregou nas costas a indústria cinematográfica de seu país, criando o conceito do spaghetti western, sujo, com moral dúbia, contundente, e atraindo o interesse do mundo todo”.


Num título tão consagrado, destacam-se as atuações de Gian Maria Volonté – como o antagonista carismático e impiedoso, Ramón Rojo, trazendo profundidade ao vilão – e de Clint Eastwood, emblemático como o "Homem sem Nome", pistoleiro lacônico e calculista que acirra o conflito em San Miguel. Enfim, “Por um Punhado de Dólares” é um filme para ser visto e revisto como exemplo das possibilidades narrativas, estéticas e sonoras do melhor cinema mundial.


O CineMuseu é uma parceria do Museu Regional do Norte de Minas – vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes – com o Cinema Comentado Cineclube. Em 2025, o projeto vai discutir as possibilidades dos gêneros cinematográficos oferecendo produções que abordam temas e assuntos diversificados dialogando com os vários aspectos da cultura e do conhecimento. As exibições são gratuitas e acontecem na última quarta de cada mês, às 19h, na Rua Coronel Celestino 75, Centro, no Corredor Cultural.

 
 
 

Comentários


CINEMA COMENTADO CINECLUBE

bottom of page