Live do Cinema Comentado discute o desejo humano e a consciência artificial da IA a partir de uma ficção científica sérvia
- Cinema Comentado Cineclube
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Dirigido por Lazar Bodroža, “Inteligência Artificial – Ascensão das Máquinas” (2018) é o filme debatido neste domingo (30/11), na live organizada pelo Cinema Comentado Cineclube para discutir como a IA pode ser abordada em obras de variados estilos e enfoques. É outro bate-papo da Mostra “Inteligência Artificial e Cinema: Algumas Perspectivas”, que será transmitido pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=qRWTld1RsGw).

A trama acontece em 2148, quando a Ederlezi Corporation organiza uma missão espacial rumo ao sistema estelar Alpha Centauri. Para a viagem são selecionados o cosmonauta Milutin e a androide feminina Nimani 1345, projetada para atender às vontades do humano e monitorar seu desempenho na nave. A convivência entre homem e máquina evolui para um conflito de desejo e poder que ameaça a missão e a sobrevivência de ambos.
Com atmosfera claustrofóbica e minimalista, o filme reforça a tensão psicológica sem depender de efeitos visuais grandiosos: os cenários são os quartos e salas no interior da nave espacial filmados com enquadramentos sóbrios – e destacando o relacionamento dos protagonistas. O roteiro é adaptado de um conto, escrito nos anos 1980, pelo escritor Zoran Nešković; a trilha sonora e a fotografia reforçam o estilo frio e formal acentuando o tom de ficção científica mais intelectual e psicológica.
No blog Cinegnose, o crítico Wilson Roberto Vieira Ferreira afirma que a obra “mostra a ascensão do novo paradigma da Inteligência Artificial: não mais autômatos que querem confrontar o homem para substituí-lo, como tenta fazer HAL 9000 em ‘2001, Uma Odisseia no Espaço’. Nimani é de uma nova geração que agora, no século XXI, busca, através da engenharia social, criar programas sedutores e fetichistas que oferecem a aparência de controle ao usuário. Mas que, na verdade, nos monitoram, controlam e preveem cada padrão de comportamento, sob a ilusão da customização e consumo”.
Premiado em festivais de cinema fantástico – como Belgrade Fest e Let's CEE Film Festival (em Viena) –, o filme apresenta um ponto de vista que foca no envolvimento com a IA apresentada numa figura feminina atraente e misteriosa, o que permite abordar a objetificação e a paixão entre os personagens. Atualmente, o título está disponível no streaming gratuito Netmovies:







Comentários