“Ex_Machina - Instinto Artificial” é um filme que supera e mescla as fronteiras entre máquina, consciência, poder e controle
- Cinema Comentado Cineclube
- há 21 horas
- 2 min de leitura

Domingo – dia 23/11, às 17h – acontece a segunda live da “Mostra Inteligência Artificial e Cinema: Algumas Perspectivas”, organizada pelo Cinema Comentado Cineclube para debater sobre IA a partir de títulos que tratam do tema em abordagens diversas. O bate-papo será transmitido pelo canal do Cineclube (https://www.youtube.com/@cinecomentado) e o filme debatido será “Ex_Machina - Instinto Artificial” (2014), dirigido por Alex Garland.
Na história, o programador de computadores Caleb Smith (Domhnal Gleeson) ganha um concurso na empresa Blue Book para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, ele percebe que foi escolhido para participar do teste com a última criação de Bateman: Ava (Alicia Vikander), uma androide com inteligência artificial. À medida que avança nas interações com Ava, Caleb percebe que ela é mais complexa, sedutora e manipuladora do que ele imaginava, desencadeando tensões e dilemas éticos.
Estreando na direção, Garland foi roteirista de “Extermínio” (2002), “Sunshine - Alerta Solar” (2007) e “Dredd” (2012) tendo, ainda, roteirizado todos os filmes que dirigiu – como o sucesso “Guerra Civil” (2024). Conhecido por abordar temas de ficção científica numa narrativa filosófica e psicológica, sua filmografia se destaca pela construção de narrativas tensas com personagens enfrentando situações adversas e encarando questionamentos éticos, políticos e sociais.

De acordo com Diogo Rodrigues Manassés, do Cinema com Rapadura, “indicado ao Oscar, o roteiro é inteligente e extremamente rico, um franco convite à reflexão, tornando o filme menos um entretenimento momentâneo – até mesmo por sequências um tanto incômodas – e mais um impacto intelectual duradouro. Tem como núcleo duas faces da mesma moeda, que é a relação entre o homem e a tecnologia: uma face é o fascínio sentido por aquele em relação a esta (e a interação entre eles); a outra é o risco da defasagem humana face às inovações da máquina. Todavia, o plot é tão extraordinário que pipocam diversas outras questões”.
O filme está disponível para aluguel no Amazon Prime Vídeo e Apple TV.







Comentários