top of page
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

CineMuseu apresenta “Dor e Glória” e traz a confissão íntima de Almodóvar sobre cinema, arte e vida

  • Foto do escritor: Cinema Comentado Cineclube
    Cinema Comentado Cineclube
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Encerrando a Mostra “Pela Tela, pela Janela: As Cores de Almodóvar”, acontece nesta

ree

quinta (27/11), às 19h, a exibição do filme “Dor e Glória” (2019); a classificação indicativa é 16 anos. A obra apresenta Salvador Mallo (Antonio Banderas), um melancólico cineasta obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando reencontra personagens de seu passado. Entre lembranças e memórias, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.


Parceria do Museu Regional do Norte de Minas – vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes – com o Cinema Comentado Cineclube, o projeto CineMuseu finaliza a mostra sobre a obra de Pedro Almodóvar com um filme que funciona como uma “quase cinebiografia” em que o diretor reflete sobre a sétima arte, o processo de criação e os relacionamentos afetivos. É um título que sintetiza concepções, reflexões do autor e estabelece um diálogo emocional com o público a partir de considerações sobre cultura, produção artística e as relações estabelecidas com familiares, amigos e amores.


De acordo com o crítico Bruno Carmelo, no Adoro Cinema, “o filme não deixa de constituir uma homenagem à ontologia fotográfica do cinema, ao aspecto embalsamador de toda imagem, que preserva uma representação para muito além da existência de seu referente. Por isso as cartas, os quadros, as peças de teatro, as canções, os textos, e os filmes se tornam tão importantes neste projeto: a arte constitui uma bela tentativa utópica de resistir à passagem do tempo, ao mesmo tempo em que se celebra o tempo passado”.


ree

Com a proposta de trabalhar a exibição e discussão de filmes diversos numa abordagem crítica e reflexiva, as sessões do CineMuseu são gratuitas e acontecem na última quinta de cada mês, às 19h, na Rua Coronel Celestino 75, Centro, no Corredor Cultural.


 
 
 

Comentários


CINEMA COMENTADO CINECLUBE

bottom of page