top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Clássico dos anos 80, Blade Runner será exibido no sábado (15)

No próximo sábado (15) o Cinema Comentado Cineclube exibe BLADE RUNNER. O filme, lançado em 1982, é ambientado no início do século XXI. No último mês a produção completou 35 anos, e ainda neste ano uma sequência chegará aos cinemas: Blade Runner 2049.

A história é baseada na obra de Philip K. Dick, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, e foi adaptada pelos roteiristas Hampton Fancher e David Peoples. O diretor do filme, o britânico Ridley Scott, também esteve a frente de produções como Gladiador (2000) e Alien, o Oitavo Passageiro (1979).

Em BLADE RUNNER, Harrison Ford vive o detetive Deckard, que recebe a tarefa de encontrar um grupo de replicantes – androides criados para serem escravizados nas colônias humanas – que vivem disfarçados. Para Rodrigo Cunha, do portal Cineplayers, os replicantes “são a perfeita representação de uma visão pessimista de onde o capitalismo pode levar à população: seres falsos, imemoráveis, e também perdidos, influenciados e programados”.

Apesar de ter sido um fracasso nas bilheterias dos Estados Unidos, BLADE RUNNER se tornou um símbolo do cinema da década de 1980, carregando até hoje o status de clássico cult e conquistando inúmeros fãs. Para Érico Borgo, da equipe Omelete, BLADE RUNNER “é uma das vítimas mais notáveis da indústria do cinema na história. O clima sombrio e pessimista da versão entregue por Ridley Scott foi amenizado pelo estúdio para o lançamento nas telas. Primeiro, os gênios hollywoodianos resolveram que a produção carecia de explicações. Assim, Roland Kibbee, premiado por seu trabalho na série Columbo, foi chamado para escrever toda a simplista narração em off do personagem de Harrison Ford. Esse foi o último trabalho da carreira do roteirista, que morreu dois anos depois”, diz.

As exibições dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

1 visualização0 comentário
bottom of page