top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Documentário sobre o movimento negro será exibido no sábado

No sábado (10/6) o Cinema Comentado Cineclube exibe o documentário ÔRÍ (1989). Dirigido pela cineasta Raquel Gerber e resultado de 10 anos de pesquisa, a produção traz ao público um resumo das discussões sobre a cultura negra durante as décadas de 1970 e 1980, que ainda parecem extremamente atuais.

ÔRÍ é uma parceria de Raquel com a historiadora Beatriz Nascimento, e mostra depoimentos de pessoas-chave do movimento negro, em filmagens realizadas em vários estados brasileiros e também na África Ocidental (Costa do Marfim e Senegal).

Para Rodrigo Zavala, do portal Cineweb, “apesar de não defender um ponto de vista, “Ôrí” não deixa de ser poeticamente provocador. Com textos escritos e narrados por Beatriz Nascimento, a obra concatena a ideologia dos Quilombos (desde a África Centro-Ocidental até sua recriação no Brasil) aos discursos defendidos pelos mais diferentes grupos sociais. No fim, Beatriz chega a dizer: “O movimento não é negro, mas da história.”

O filme traça um panorama social, político e cultural do país, em busca de uma identidade que contemple também as populações negras, e mostrando a importância dos quilombos na formação da nacionalidade. Ôrí, um termo de origem yorubá, povo da África Ocidental, significa “cabeça”, a consciência negra na sua relação com o tempo, a história e a memória.

As exibições dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

3 visualizações0 comentário
bottom of page