top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Filmes da semana discutem representatividade e ativismo no esporte


No próximo sábado, 28 de agosto, o Cinema Comentado Cineclube promove bate-papo sobre três documentários relacionados ao esporte, disponíveis gratuitamente na internet. O encontro é às 17h30, pelo canal do Cineclube no YouTube.


"Procura-se Irenice" (25 min, Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça, 2016), é a busca por um personagem. Vestígios de alguém que, por não aceitar a submissão, foi apagada da história. Não bastavam os recordes. Irenice Maria Rodrigues, liderança de greve contra o Comitê Olímpico, crítica radical da estrutura esportiva brasileira, recordista continental em competição proibida para mulheres no Brasil Militar.



"Futebol de causas" (70 min, Ricardo Antunes Martins, 2009), é um documentário português de longa-metragem sobre a equipe de futebol da Acadêmica de Coimbra e o seu envolvimento na luta estudantil da crise de 69.



"A falta de visibilidade e o preconceito com mulheres que praticam futebol no Brasil" (18 min, Stephanie Lima, 2015) é um documentário que aborda as dificuldades que as jogadoras (amadoras, profissionais) enfrentam para tentar uma carreira no futebol feminino brasileiro, também aborda questões como a falta de incentivo e investimento, do futebol ser tratado como negócio, e do pouco caso em que a modalidade é tratada no país.



Se inscreva no canal e não perca as notificações https://www.youtube.com/user/cinecomentado


98 visualizações0 comentário
bottom of page