Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

Imigração japonesa e exploração trabalhista são temas do filme deste sábado


No sábado, 23/9, o Cinema Comentado Cineclube exibe GAIJIN, CAMINHOS DA LIBERDADE, o primeiro longa-metragem da diretora Tizuka Yamazaki. GAIJIN é considerado o primeiro filme brasileiro de ficção a ter como tema a imigração japonesa no Brasil.

A trama conta a história de três japoneses que chegam ao Brasil, no início do século XX, em busca de melhores condições de trabalho. Após 52 dias de viagem, eles vão trabalhar em uma Fazenda na cidade de São Paulo, em plena expansão cafeeira, e se deparam com um trabalho exaustivo, recebem um tratamento hostil, e são tratados com respeito apenas por outros colonos e pelo contador da fazenda, interpretado por Antônio Fagundes.

Gaijin chega às telas logo após as comemorações dos 70 anos da imigração japonesa, que data do ano de 1908. o filme “E a Paz volta a Reinar”, dirigido por Yoshisuke Sato, em 1955, e que trata da tensão vivida pelos imigrantes no período do pós-guerra, apesar de ter sido produzido primeiro, nunca foi exibido comercialmente e foi rejeitado pela própria colônia oriental antes do lançamento.

O filme conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado em 1980, e recebeu Menção Especial pelo júri do Festival de Cannes, na França.Uma sequência do filme, com o nome de “Gaijin: ama-me como sou” e roteiro bem parecido com o primeiro, foi lançada em 2005.  Tizuka Yamazaki começou a carreira no cinema como produtora, alguns anos antes de dirigir seu primeiro longa.

As sessões do Cineclube acontecem na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. A entrada é gratuita e aberta aos interessados em discutir Cinema.

#CinemaComentado #cinemanacional #MontesClaros #gaijin #TizukaYamazaki #cultura

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo