top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Liberdade de expressão é tema de bate-papo do sábado (11)

No próximo sábado, 11 de setembro, o Cinema Comentado Cineclube promove bate-papo sobre liberdade de expressão. Os filmes selecionados para a semana são os curtas "Liberdade de Imprensa" (25 min., 1967, de João Batista de Andrade) e "A Culpa é da Foto" (15 min., 2015, de Eraldo Peres, André Dusek e Joédson Alves).


Ambas obras estão disponíveis gratuitamente no YouTube. A transmissão é às 17h30, pelo canal do Cineclube na mesma plataforma. Clique para se inscrever e ative o sininho para receber as notificações.


Assista "Liberdade de imprensa": A questão da liberdade de imprensa no Brasil nos anos 1964/67. Dos aspectos ideológicos até os relativos ao poder econômico, capital estrangeiro e censura política. Um painel da época, na qual imagens dos principais acontecimentos alternam-se em entrevistas de especialistas e políticos".



Assista "A culpa é da foto": Câmeras no chão. Todos os fotógrafos e cinegrafistas que cobriam o Palácio do Planalto fizeram este gesto de rebeldia diante do presidente da república, Joāo Baptista Figueiredo, quando ele descia a rampa do Palácio 24 de janeiro, numa terça-feira de 1984. Um único fotógrafo com a câmera no rosto, José de Maria França, do outro lado da rampa fez a foto. Ele foi o escolhido por seus colegas manifestantes para registrar esta cena para a história.




7 visualizações0 comentário
bottom of page