top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Mostra Cinema Palestino: histórias de resistência e luta pela identidade

Atualizado: 3 de dez. de 2023

Entre os dias 29/10 e 03/12/2023, o Cinema Comentado Cineclube apresenta os debates on-line sobre os filmes da Mostra Cinema Palestino: a Resistência pela Afirmação de sua Identidade. Foram selecionadas quatro obras que registram o cotidiano e os desafios dos palestinos para viver e sobreviver em um território de disputa no qual o conflito está à espreita em cada esquina e localidade. As produções estão disponíveis de forma gratuita em diversos canais do Youtube e as informações podem ser conferidas no final do texto; assista os filmes, reflita sobre as histórias e venha participar dos nossos bate-papos virtuais.


Para o jornalista e cineasta Sabah Haider, os realizadores, a partir de 1982, “conseguiram construir uma identidade nacional palestina que transcende a diáspora fragmentada; têm feito do cinema um meio-chave para a documentação e preservação da história de sua luta”. De origem árabe-estadunidense, Nana Asfour é autora de um artigo em que afirma: "O que une os filmes palestinos é o idioma – árabe palestino –, o tema – a vida dos palestinos – e o desejo de cada diretor de retratar sua própria visão sobre o significado de ser palestino". Em síntese, são obras que buscam superar a invisibilidade forçada de um povo para registrar (e reforçar) a sua identidade cultural, política e social.


“O Paraíso é Agora” (Paradise Now, 2005), dirigido por Hany Abu-Assad, apresenta a história de Khaled e Said, amigos de infância que são recrutados para realizar um atentado suicida. Após a última noite com as suas famílias, a dupla é levada para os alvos na moderna metrópole de Tel Aviv; eles acabam se separando e precisam refletir sobre as ações e (re)avaliar suas convicções. O diretor Abu-Assad tem a coragem de humanizar todos os personagens da história provocando uma reflexão sobre as formas de resistência dos oprimidos – seja violenta ou pacífica.






Dirigido por Eran Riklis, “O Limoeiro” (Etz Limon, 2008) registra a história da viúva Salma Zidane, cujo sustento vem de sua plantação de limões, localizada na fronteira entre Israel e Cisjordânia. Com a mudança do ministro da defesa israelense para a vizinhança, as autoridades declaram que os limoeiros são uma “ameaça à segurança” e devem ser arrancados. Assim, Salma tem que enfrentar os tribunais – palestino e israelense – para garantir os seus direitos. Concentrando a narrativa na persistência e coragem femininas, o filme estabelece interessantes semelhanças entre os cotidianos de Salma e Mira Navon, a esposa do ministro.




Considerado o maior diretor palestino, Elia Suleiman lançou, em 2009, "O que Resta do Tempo" (Le Temps qu’il Reste), uma biografia cinematográfica na qual expõe quatro episódios marcantes da vida de sua família: são fatos históricos e pessoais que se destacam nos anos de 1948, 1970, 1980 e 2009.

No site +de 50 Anos de Filmes, o crítico Sérgio Vaz, com coerência e precisão, afirma: "O que Resta do Tempo é um filme agressivamente violento, ao retratar aquela realidade violenta. E tudo é feito com um talento impressionante. Um imenso talento, e uma revolta tão imensa quanto”.


Em 2005, a cidade de Bil’in, na Cisjordânia, foi dividida por um muro, construído pelo governo israelense com o objetivo de preparar o terreno vizinho para a tomada de posse de 150 mil judeus israelenses. Quase ao mesmo tempo, o agricultor Emad Burnat comprou uma câmera para acompanhar o crescimento de seu filho Gibreel. As filmagens familiares evoluem para o registro dos protestos dos moradores contra o bloqueio da cidade e a perda das terras. Essa história de luta é revelada pelo próprio Burnat, em parceira com o diretor Guy Davis, no documentário “5 Câmeras Quebradas” (5 Broken Cameras, 2012).




Os encontros do Cinema Comentado são exibidos, ao vivo, todos os domingos a partir das 17h. Cronograma dos debates:


29/10 - O Paraíso é Agora (Paradise Now) [1h27min].

Disponível em Youtube: canal Cine Maior


12/11 - O Limoeiro (Etz Limon/Lemon Tree) [1h46min].

Disponível em Youtube: canal Fernando N@ndo


26/11 - O que Resta do Tempo (Le Temps qu’il Reste/The Time That Remains) [1h49min].

Disponível em Youtube: canal Abouzeid

IMPORTANTE: É preciso clicar em Configurações e, depois, Legendas; daí ativar o Traduzir Automaticamente e marcar Português. Assim, o filme fica legendado.


03/12 - 5 Câmeras Quebradas (5 Broken Cameras, 2012) [1h34min].

Disponível em Youtube: canal Página 1917

37 visualizações0 comentário
bottom of page