top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

No sábado (28), Cineclube exibe “O Outro Lado do Crime”

No próximo sábado, 28/04, o Cinema Comentado Cineclube e o Curta Circuito exibem “O Outro Lado do Crime” (Clery Cunha|SP, 1979, 95′), baseado nas crônicas radiofônicas do radialista Gil Gomes, em seu programa na Rádio Globo de São Paulo. Na trama, Gil Gomes, um repórter policial, é convidado a participar da investigação de um crime passional: uma mulher morta por seu amante, um homem vinte anos mais jovem, que acabou tirando sua própria vida após cometer o assassinato.

Para a crítica Beatriz Saldanha, “o outro lado do crime é um filme bastante peculiar na cinematografia brasileira, construindo graças à personalidade de Gil Gomes um curioso diálogo entre três meios de comunicação de massa que viveram seu apogeu em diferentes épocas: o rádio, o cinema e a televisão. A maneira particular como trabalha a narração e sua ressignificação faz com que seja um dos filmes mais interessantes originados na Boca do Lixo ainda em sua fase prolífica”, afirma Saldanha em texto publicado no caderno de críticas do Curta Circuito.

Esta será a 2ª exibição do Curta Circuito 2018 na cidade. Na programação, dentro da temática “a violência no cinema brasileiro”, foram escolhidos trabalhos menos conhecidos do grande público e com elementos raros e inusitados. Andrea Ormond, curadora da mostra, afirma que cada um dos filmes selecionados tem a missão de falar da violência sem engrandecê-la de modo vazio. Ao todo, foram quatro títulos selecionados para as exibições em Montes Claros. Neste sábado, a diretora do Curta Circuito, Daniela Fernandes, e o produtor executivo, Cláudio Constantino, estarão na cidade para participar da sessão com a equipe do Cineclube.

Curta Circuito

Durante sua trajetória, iniciada em 2001, a Mostra de Cinema Permanente, que exibe exclusivamente filmes nacionais, sempre com entrada franca, reuniu um público de mais de 74 mil pessoas, que estiveram presentes nas quase cinco mil sessões apresentadas.

A mostra é dirigida por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, com curadoria assinada pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond. É referência em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão e debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos.

O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte – onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro – e nos municípios mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros.

O projeto atua, também, na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D’Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube são realizadas na sala de audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. A entrada é franca e, após as exibições, acontece um breve bate-papo entre os participantes.

1 visualização0 comentário
bottom of page