top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

O ano em que meus pais saíram de casa

Política, futebol e infância numa metáfora encantadora

Na próxima sexta-feira, 30/8, o Cinema Comentado Cineclube apresenta o filme “O ano em que meus pais saíram de férias” (Cao Hamburger, 2006).

O garoto Mauro, com apenas 12 anos de idade, nos apresenta as agruras do período da repressão no Brasil sob sua ótica. O ano é 1970, Copa do Mundo, e aquele menino irá experimentar uma vida de goleiro, solitária (muitas vezes) e como que um espectador no jogo da vida. No meio dessa metáfora, passará pelo choque de cultura ao ter que conviver com alguém diferente e estranho.

Sob a perspectiva de uma criança, o filme retrata a melancolia do período ditatorial brasileiro mesclado à memória pueril do produtor. Hamburger viu os pais serem presos durante os anos de chumbo, além de ter sido goleiro quando criança. A produção também faz referências ao cinema argentino.

Este filme foi o escolhido para representar o Brasil na disputa do Oscar em 2008, na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Ficha técnica: Filme: O ano em que meus pais saíram de férias, Ano: 2006, Produtor: Cao Hamburger (Castelo Rá-Tim-Bum), Duração: 110min. Drama.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube são realizadas às sextas-feiras, 19h, na sala de audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula.

4 visualizações0 comentário
bottom of page