top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Obra de Glauber Rocha será discutida em outubro


No mês de outubro, o Cinema Comentado Cineclube promove uma série de bate-papos sobre a obra do diretor Glauber Rocha. Falecido há 40 anos, é um dos diretores mais respeitados do cinema nacional, e um dos principais nomes do chamado "Cinema Novo", movimento marcado principalmente pela busca pela independência cultural do cinema brasileiro. Os filmes selecionados estão disponíveis gratuitamente no streaming do Itaú Cultural.


A programação começa no próximo sábado, dia 2, com o longa "Deus e o diabo na terra do sol" (1964). No sertão nordestino, um vaqueiro miserável mata o patrão. Ele foge com a mulher e é acolhido por um beato negro, de quem se torna um adepto. Insatisfeita, a elite local contrata um matador para dar cabo do santo e seus fiéis. O casal sobrevive e, na caatinga, se encontra com o bando do cangaceiro Corisco.


No dia 9, é a vez de "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" (1969). Na trama, passado o tempo áureo do cangaço, em que duelava com Lampião e Corisco, o matador Antônio das Mortes é contratado para cumprir um último trabalho. Num sertão mecanizado, ansioso pelo moderno, ele precisa dar fim ao cangaceiro Coirana e seus jagunços. Mas, no trajeto, Antônio tem uma revelação de fé.


A série de encontros se encerra com o aclamado "Terra em transe" (1967). À beira da morte, um poeta agoniza e refaz seu percurso à frente das lutas políticas de Eldorado, um país fictício convulsionado por disputas de poder. Num gesto desesperado, ele tenta entender os caminhos que levaram a um golpe de estado promovido por forças cristãs e conservadoras.


Em homenagem pelos 40 anos sem o diretor, em agosto, o Itaú Cultural lançou uma seleção de filmes na plataforma. Além dos três filmes selecionados pelo Cinema Comentado, também estão disponíveis "Pátio" (1959), "Barravento" (1961), "Câncer" (1968) e "A idade da terra" (1980).


Os bate-papos são transmitidos pelo canal do Cinema Comentado Cineclube no YouTube, sempre às 17h30.



19 visualizações0 comentário
bottom of page