top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Oficina de direção – Affonso Uchoa


LIBERDADE E RIGOR: Oficina de Direção Cinematográfica no Cinema Contemporâneo

A oficina tem como objetivo apresentar aos participantes uma introdução ao universo que compõe a função do diretor cinematográfico. O foco da oficina é depositado na dualidade fundamental do cinema entre as facetas artísticas e industriais, sendo a função do diretor uma atividade especialmente marcada por essa dicotomia. Pretende-se apresentar um breve panorama dos componentes fundamentais dessas duas esferas: o delineamento das funções em uma equipe e das etapas de produção de um filme representa o veio industrial do cinema; e a discussão sobre o plano, o enquadramento e os deslocamentos dos corpos, dentro do quadro cinematográfico, apresentam o componente estético da atividade do diretor.

A oficina pretende oferecer vocabulário e informações sobre os processos cinematográficos que permitam dialogar e se inserir no universo do cinema; bem como oferecer meios para que os participantes concebam a atividade de direção a partir de uma problematização do olhar. Será dado privilégio à análise do trabalho com equipe e recursos reduzidos – mais próximo e acessível aos alunos e mais afeito ao cinema de nosso tempo –, no qual vemos cada vez mais um trabalho apartado da indústria e de seus dogmas.

A oficina contará com exposições teóricas e visionamento de filmes em sala de aula, assim como, talvez, de exercício prático que permita verificar a assimilação do conteúdo pelos alunos.

Objetivos:

– Apresentar um panorama da função do diretor cinematográfico focado na convivência entre as necessidades artísticas e industriais, fundamentais do cinema e típicas da função.

– Possibilitar a assimilação de informações e vocabulário que permitam aos alunos uma maior inserção no universo do cinema.

– Propiciar aos alunos um maior conhecimento do cinema contemporâneo.

20/09 das 14:00h às 18:00h

21/09 das 8:00h às 12 :00h e 14:00h às 18:00h

22/09  das 9:00h às 12:00h e 14:00h às 19:00h

Local: Sala 301 –  Prédio da Fadenor – Unimontes Recomendação: Levar papel e caneta para anotações.

A Turma terá lotação máxima de 25 alunos.

…………………………………………………………………………………………………………………………..

FORMAÇÃO: Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009);

FILMOGRAFIA: Desígnio – Caderno de esboços e rascunhos a respeito de um filme chamado Mulher à Tarde (Curta Metragem) Direção, Roteiro e montagem (2009); Mulher à Tarde (Longa Metragem) Direção, Roteiro e montagem (2010);

TRABALHOS DE CURADORIA CINEMATOGRÁFICA: CURTA CIRCUITO; curadoria do programa Curta Circuito, sa Associação Curta Minas/ ABD-MG (2009-2012) FÓRUMDOC.BH; 2009; curadoria da Mostra “Entre o olho e o tempo” (2009) FÓRUMDOC.BH; Integrante da comissão de seleção dos curtas para a competitiva ncional (2011) FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE 2010; Integrante da comissão de seleção dos curtas para a competitiva ncional (2010, 2011 e 2012) CINE HUMBERTO MAURO; curadoria, programação e gerência da sala (2010)

Selecionados:

Isis de Souza Bernardes Barbosa

Juliana Queiroz Mota de Oliveira

MANOEL RODRIGUES ROCHA NETO

Sâmella Priscila Ferreira Almeida

Andrea Cristina Martins Pereira

Larissa Rocha

Styve Arruda

Thaise Maria Dias

Pablo Vinícius Dias Siqueira

Sarah Gonçalves Ferreira

Danniel Santos Olímpio

Paulo Junior Soares dos Santos

Mateus Sizilio

Lara Firmino Araújo

MARIA  APARECIDA NERI ALMEIDA

Hebert Canela Salgado

Renata Santos Maia

Farley Santana da Silva

Ana Paula Jardim Martins

Guilherme Soares

Guilherme Barbosa Souto

Watson Souza Soares

Jonas De Andrade

Pedro Bruno Frois Vasconcelos

Gabryel Sanches de Àvila

Luiz Rogério Costa de Araújo

Adilson Cardoso

Fernanda Xavier Maia

Kelson Fabiano Barbosa Melo

Patrícia Giselia Batista

Matheus D’ávila

JONATHAS PEREIRA FERNANDES

Harrison Rocha Teófilo

Jossimar Rodrigues Vieira

3 visualizações0 comentário
bottom of page