top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Para além do Outubro Rosa

Na próxima sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, o Cinema Comentado, o InSerto Coletivo e a Unimontes exibem o documentário PARA ALÉM DOS SEIOS (2016). A produção independente do cineasta Adriano Big, de acordo com o próprio diretor, “parte do seio enquanto significante do feminino para problematizar as relações com o corpo e o gênero na contemporaneidade”. A programação é gratuita e aberta ao público interessado.

De acordo com a professora Daliana Antonio, que mediará o bate-papo após a exibição, a ideia de exibir o filme surgiu durante uma pesquisa acadêmica. “O Outubro Rosa vem marcando uma perspectiva de empoderamento de mulheres, a partir da iniciativa de uma prevenção para o diagnóstico precoce [do câncer de mama]”, diz. Daliana é cientista social e doutoranda em Sociologia pela UnB, com pesquisa sobre representações de corpos mastectomizados.

Para além do Outubro Rosa e a conscientização sobre o câncer de mama, a sessão especial colocará em pauta assuntos como a cultura do estupro e a violência contra a mulher, a mastectomia, a hipersexualização da mulher negra, entre outras importantes questões sociais.

Sobre o InSerto

O InSerto é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que se propõe a estudar e promover capacitação a respeito das relações de gênero por meio de estudos feministas. Faz parte da Educação para os Direitos Humanos pactuado entre as universidades brasileiras.

Sobre o Cinema Comentado Cineclube

Projeto iniciado em 2003, o Cinema Comentado Cineclube é uma associação privada que promove exibições e discussões sobre a sétima arte. O intuito é criar uma identidade entre o cinema – arte, ritual, meio de comunicação de massa e manifestação cultural – e a sociedade.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem às sextas, na sala de audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula, sempre às 19h. O projeto tem o apoio da secretaria municipal de cultura. A entrada é gratuita.

2 visualizações0 comentário
bottom of page