Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

STAR WARS: O RETORNO DE JEDI – 12/12 – 19h

Luana Nicoletti

No sábado (12/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe STAR WARS: O RETORNO DE JEDI, o terceiro filme da hexalogia de George Lucas. A trama, dirigida por Richard Marquand, começa quatro anos após a vitória do Império sobre a Aliança no filme anterior, com Darth Vader (voz de James Earl Jones, corpo de David Prowse e rosto de Sebastian Shaw) e o Imperador (Ian McDiarmid) acelerando a construção de uma segunda Estrela da Morte, visando uma estação bélica ainda mais letal do que a primeira. Enquanto isso, Luke Skywalker (Mark Hamill), agora um Jedi completo, está cada vez mais confortável com suas habilidades, e arma um plano com os companheiros Leia (Carrie Fisher), Chewbacca (Peter Mayhew) e os droides C-3PO (Anthony Daniels) e R2-D2 (Kenny Baker) para resgatar Han Solo (Harrison Ford) do asqueroso Jabba, o Hut.

Reunidos, os Rebeldes dirigem-se à lua do planeta Endor. Mas a batalha definitiva é entre pai e filho, pois Luke enfrenta Darth Vader uma última vez, pelo destino da galáxia que está em perigo. O RETORNO DE JEDI também mostrou a redenção de Anakin Skywalker. Mutilado e corrompido pelo Lado Negro da Força, Anakin, então Darth Vader, é o grande responsável pelo fim do Imperador – ele o mata para salvar seu filho, Luke, que ainda acredita na nobreza do velho cavaleiro.

Desde o início, mais que uma visão criativa de um universo conciso e povoado por estranhos e fascinantes seres, o cineasta prezou por uma abordagem diferente da comercialização do filme – conseguindo ficar com os direitos sobre merchandising de sua obra, o que o tornou um dos homens mais poderosos da indústria do entretenimento -, decretando a morte da Velha Hollywood e seu formato vigente de negócios.

As sequências de efeitos especiais tão avassaladoras que o cinema teve de acelerar mais ainda para alcançar o ritmo cinético do espetáculo criado por Lucas (que dirigiu a segunda unidade do filme e estava sempre no set). STAR WARS: O RETORNO DE JEDI faturou 252,6 milhões só em seu lançamento inicial, liderando as bilheterias em 1983. Classificação etária do programa: Livre. Duração: 116 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.


#programação

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo