top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Tensão e violência na próxima sessão do Cinema Comentado

No sábado (20/5) o Cinema Comentado exibe TOM NA FAZENDA (2013), em alusão ao Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado nesta quarta-feira, 17.

Dirigido pelo jovem e promissor diretor canadense Xavier Dolan, o filme é baseado na peça teatral de Michel Marc Bouchard, e conta a história de Tom, um jovem redator publicitário, que viaja ao interior para o funeral de seu namorado, Guillaume. Lá, fica chocado ao descobrir que ninguém sabe quem ele é, nem de sua relação com o falecido.

Francis, irmão de Guillaume, logo confronta o protagonista, interpretado pelo próprio Dolan. A mãe do falecido acredita que o filho tinha uma namorada, e aguarda ansiosa pela visita da garota, que nunca existiu. Tom se vê preso em uma relação doentia, de mentiras e violência.

TOM NA FAZENDA não segue a mesma estética e construção dos filmes anteriores de Dolan. Neste, ele traz uma produção mais sóbria, além de demonstrar, também, sua evolução como ator.

Para Luiz Santiago, do site Plano Crítico, “a construção do suspense e do drama se dá sem pressa, mas não lentamente. A montagem, assinada pelo próprio Xavier Dolan, assume um papel de apresentação apenas do essencial, valendo-se dos planos fixos, close-ups e panorâmicas para apressar o passo e aproximar ou distanciar os acontecimentos do público de forma emotiva, ao mesmo tempo que estabelece com sucesso o tom de tragédia anunciada, delineado à perfeição pela trilha sonora de Gabriel Yared”.

As exibições dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

Confira o trailer:


TOM NA FAZENDA, 2013 – 102 min. Classificação: livre.

3 visualizações0 comentário
bottom of page