top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Unimontes e Cinema Comentado Cineclube retornam com as exibições presenciais de filmes em setembro


A parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Cinema Comentado Cineclube prossegue, no 2º semestre de 2023, com a sessões presenciais de diversos filmes para discutir temas e assuntos variados. Com o importante apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários (PPGL) e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), ambos associados ao Departamento de Comunicação e Letras, as exibições recomeçam na terça – dia 26/09 –, às 19h, no Auditório do CCH, no 2º andar do prédio 2, seguidas de debate sobre as produções exibidas.


Escolhido pelo público das sessões realizadas no primeiro semestre deste ano, Nascido para Matar (1987) é a atração de setembro. Dirigido por Stanley Kubrick, o filme retrata, inicialmente, o treinamento de uma tropa de soldados antes do embarque para a guerra no Vietnã. Um sargento “orienta” de forma fanática e sádica os recrutas na intenção de transformá-los em máquinas de combate; após a graduação como fuzileiros navais, eles são enviados para o confronto e se deparam com os horrores e delírios da guerra.


De acordo com o crítico Fernando de Albuquerque, do site O Grito, “a ação de tirar o fôlego, a história dramática, os diálogos cáusticos, o humor corrosivo e o treinamento rigoroso ao pesadelo do combate em Hue City, fazem de Nascido Para Matar um marco do cinema mundial. Aqui Kubrick destrói toda a pureza e inocência que cerca a juventude exibindo, sem concessões, as agruras de jovens que vão à guerra sem o menor preparo emocional. (...) O horror aqui é exibido com a máxima crueza que merece, e, em nenhum momento, o diretor responsabiliza os jovens soldados que foram enviados ao Vietnã”.


Diretor de poucos e (extremamente) consagrados filmes, Kubrick conquistou seu espaço entre os mestres da sétima arte expondo personagens que são levados aos limites da sanidade, da ética e das normas sociais. Possui um coleção seleta de obras-primas como Spartacus, O Iluminado, Laranja Mecânica, 2001 – Uma Odisseia no Espaço e Dr. Fantástico. Ao encarar o desafio de abordar a guerra do Vietnã, o cineasta nos conduz, com vigor e firmeza, a um passeio inquietante ancorado na verdadeira “magia” do Cinema.


As sessões do Cinema Comentado Cineclube são gratuitas e se fundamentam na ideia de proporcionar uma experiência cinematográfica estética e reflexiva ao público. As conversas após exibição permitem compartilhar opiniões e transmitir o conhecimento de forma abrangente e diversificada.

8 visualizações0 comentário
bottom of page